Catálogo de Produtos

Reforma do canavial: a importância de um plantio de cana renovado

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Reforma do canavial

A Reforma do canavial já é uma prática rotineira para muitos produtores. O plantio de um canavial novo traz maior produção e com isso garante mais rentabilidade.

A reforma do canavial deve ser vista como uma oportunidade de potencializar a produção de matéria-prima, adaptando e regulando a demanda quantitativa e qualitativa da indústria e reduzindo indiretamente o custo de produção.

Reformar para não perder produção

Dependendo das variedades, clima e manejo do solo e água, a cana-de-açúcar permite de três até seis colheitas consecutivas. No final do seu ciclo produtivo, é preciso escolher como manejar a reforma do canavial. Atualmente, o uso de mudas pré-brotadas (MPB) tem sido a estratégia mais usada na implantação de novas variedades.

mudas pré-brotadas
Foto: Pixabay

Isso tudo porque um canavial envelhecido traz menor produtividade e consequentemente diminui a rentabilidade, podendo até causar prejuízos, considerando o alto custo de produção.

As pesquisas mostram que, a cada rebrota da soqueira, o potencial produtivo pode reduzir em até 8,5 toneladas de cana por hectare (TCH). Assim, quando a lavoura chega no quinto corte, a produtividade é tão baixa que não cobre nem os custos de produção. 

Existem algumas alternativas para reformar o canavial. É possível escolher plantar outra cultura em rotação, como adubos verdes ou alguma leguminosa, que ajuda nas condições físico-químicas do solo. 

Alguns produtores de cana estão utilizando o plantio intercalar da soja, a chamada meiosi. Essa prática nada mais é do que plantar uma linha de cana a cada intervalo médio de 16 metros de soja.

Plantio de Meiose - Agrop
Foto: Agrop

Depois que a soja é colhida, são abertos sulcos com cerca de 40 centímetros de profundidade, onde são enterradas mudas da cana colhida. O resultado é um canavial mais produtivo. A meiosi não é considerada uma prática nova, mas foi intensificada nos canaviais de São Paulo a partir de 2015.

Cultivares de soja de ciclo curto (variando entre 110 e 120 dias), se adaptam bem na cultura da cana. O plantio evita que a área fique nua, impedindo erosões e melhorando a fertilidade do solo, com a fixação biológica do nitrogênio no solo.

Além disso, o plantio do novo canavial pode ser feito em cana sobre cana, dependendo do objetivo da produção e do mercado. Essa decisão tem que ser tomada com base em um planejamento agrícola bem feito, levando em consideração os custos de produção de cada safra e os preços atuais da produção.

Quanto maior a remuneração da terra, mais cedo será alcançado o momento econômico de reforma. Porém, quando a produtividade é inferior a 60% da diferença do primeiro corte, deixa-se de maximizar o potencial de produção do solo.

Na hora de reformar o canavial, é preciso levar em consideração cinco fatores que vão auxiliar nas tomadas de decisão:

1. Escolha correta da variedade

2. Análise da situação atual do solo

3. Manejo correto da adubação de plantio

4. Escolha correta do ambiente de produção

5. Controle de plantas daninhas

Conheça as 6 melhores práticas para ter sucesso no seu canavial

Hoje, existem várias opções de variedades de cana-de-açúcar. É preciso saber relacionar a variedade escolhida com o clima da região e o ambiente de produção da sua propriedade.

O solo bem cuidado é essencial para a reforma do canavial

A análise do solo também é importante para a reforma do canavial. As informações sobre a fertilidade do solo, saber se é preciso corrigir a acidez do solo e a necessidade de gessagem são essenciais para uma reforma de qualidade e que garantem um o potencial produtivo da variedade.

solo
Foto: Pixabay

Outro fator importante a se considerar durante a reforma do canavial é o controle de plantas daninhas. Plantar cana em uma área infestada de plantas daninhas só irá trazer maiores gastos e aumento da mão de obra no manejo. Manejar de forma correta e eficiente, utilizando herbicidas no momento correto, tem que se tornar prática recorrente durante todas as safras.

Para a cultura da cana, a gessagem tem papel importante devido ao seu sistema radicular profundo, proporcionando melhores condições ao canavial. A gessagem é feita para a melhoria da camada subsuperficial do solo e o sistema radicular das plantas.

Tudo o que você precisa saber sobre calagem e gessagem

Como a cultura da cana-de-açúcar costuma ficar de cinco a seis anos no solo, é muito importante ser feita uma boa correção do solo e adubação de plantio. É claro que adubações durante o ciclo de cultivo também são essenciais para a boa produtividade, pois, com as safras sucessivas a quantidade de nutrientes do solo diminui.

Saiba como nutrir corretamente a cana-de-açúcar

Por isso, no momento do plantio, os técnicos da Amazon AgroSciences recomendam o uso de dois produtos presentes em seu portfólio, o NORTHOFOS em ação conjunta com o FUEL BLACK POWER.

O NORTHOFOS é ideal para quando a planta precisa altos níveis de fósforo, principalmente no crescimento e desenvolvimento das raízes, logo no início do plantio, e sua formulação de alta tecnologia permite que o fósforo seja disponibilizado em todas as classes de solos.Na mesma direção, o uso de FUEL BLACK POWER junto ao plantio, direto no sulco, estimula o enraizamento em plantas novas e, principalmente, tem efeito energético para cana. Também é importante na fixação biológica do nitrogênio no solo, devido ao seu efeito na relação Carbono/Nitrogênio (C/N) muito boa para os microrganismos do solo.

Texto por:

Deixe um comentário:

Faça o Download de nosso Catálogo de Produtos!

Amazon AgroSciences Fertilizantes Líquidos de Alto Desempenho Imagem Com Capa de Catálogo de Produtos

Descarga nuestro Catálogo de Productos!

Download our Product Catalog!

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.

Não vá ainda!

Baixe grátis nosso catálogo!

Amazon AgroSciences Fertilizantes Líquidos de Alto Desempenho Imagem Com Capa de Catálogo de Produtos