• Catálogo:

GRANBLACK: o fertilizante foliar que é ferramenta no manejo do Greening

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Citricultor seguro do Greening com o fertilizante foliar GRANBLACK

Quem trabalha com cultivos enfrenta diariamente muitos desafios: da meteorologia até as oscilações econômicas, são vários os fatores que interferem direta ou indiretamente no sucesso do citricultor. Mas, sem dúvidas, o que mais assombra quem trabalha no campo são as doenças.

No caso da citricultura, o Greening é o fantasma que mais tira o sono dos citricultores do mundo todo. O prejuízo é assustador: estima-se que quando o Greening ocupa 60% da planta, a produtividade já tenha sofrido uma queda de 68%.

Trata-se de uma doença muito comum e com poucas soluções. No entanto,  a ciência e a tecnologia têm se empenhado em encontrar formas de driblar esse problema que é considerado o mais grave na citricultura. É o caso do GRANBLACK, fertilizante foliar  inovador, que chegou ao mercado com a proposta de trazer mais produtividade e longevidade aos pomares. Acha que isso é impossível? Pois nós afirmamos: já é uma realidade!

Se você quer saber mais sobre o produto, seu desenvolvimento e como ele pode ajudar na saúde da sua plantação, confira este post!

O poder dos fertilizantes foliares

Quando o assunto são os fertilizantes foliares, muitos ainda têm dúvidas sobre a sua eficiência. É comum também que muitos comparem esse tipo de fertilizante com os demais, sobretudo com os de aplicação via solo. No entanto, é preciso fugir de sensacionalismos e encarar a verdade: o melhor fertilizante é aquele que atende da melhor forma as necessidades para as quais foi desenvolvido. Tratam-se de tipos de fertilização necessários e complementares!

Saiba qual é o seu objetivo

Os fertilizantes de aplicação via solo têm a sua importância, assim como os fertilizantes foliares. No caso da aplicação via folha, por exemplo, alguns elementos são economicamente mais viáveis de serem aplicados dessa maneira, como os micronutrientes — tudo isso por questões de translocação e movimentação entre os tecidos das plantas, já que esses elementos são considerados imóveis ou de mobilidade reduzida. É importante ressaltar, portanto, que a escolha por determinado tipo de fertilização deve levar em consideração o objetivo almejado.

Quando o assunto é o combate ao Greening, a melhor maneira de se atingir o cerne do problema por meio de fertilizantes é via folhas. Isso porque o caminho que o fertilizante percorre para chegar até os floemas, onde estão as bactérias que causam o prejuízo, é mais rapidamente alcançado quando aplicado nas folhas em vez de no solo.

Dispôr a formulação no solo faria com que ela tivesse de ser absorvida pelas raízes, passando pelo xilema até chegar na folha e, finalmente, encontrar o floema, onde é o foco do problema. Enquanto isso, aplicar diretamente na folha é agir no ponto certo! Esse é, inclusive, o propósito de fertilizantes foliares: corrigir nutrientes, acertar carências específicas e atuar em pragas e doenças pontuais, como o Greening.

Não poderíamos falar de fertilizantes foliares sem citar também a economia. Trabalhar com fertilização foliar no combate ao Greening economiza em três pontos importantes ao citricultor: produto, mão de obra e tempo. Por conta da dosagem ser precisa e uniforme, há bom aproveitamento e pouco desperdício de produto. Já na mão de obra, a economia acontece pelo estado líquido do fertilizante, o que possibilita pulverização, economizando tempo.

Conheça o GRANBLACK

GRANBLACK é um fertilizante foliar organomineral que conta com uma alta concentração de carbono orgânico, além de ser quelatado com aminoácidos. Também contém uma fórmula extremamente equilibrada, com macronutrientes na medida certa para a nutrição da lavouras de citros. 

Os aminoácidos presentes na formulação atuam no fortalecimento das plantas e o principal: trabalham desaglomerando as colônias bacterianas do Greening e quebrando as caloses, o que permite a liberação da seiva à planta. Dessa forma, ela pode voltar a se alimentar da maneira correta, o que também aumenta suas defesas contra ataques de bactérias.

Benefícios

São vários os benefícios de se utilizar o fertilizante foliar GRANBLACK. Listamos alguns deles abaixo!

Manejo do Greening

O GRANBLACK atua no manejo do Greening por trabalhar no biofilme das bactérias indesejadas e nas caloses presentes. Fazendo isso, o floema é desobstruído e, assim, os canais da planta são liberados para a passagem de nutrientes, o que permite que a planta volte a se alimentar.

Nutrição

A fórmula do GRANBLACK é completa: conta com altos teores de nutrientes minerais, além de aminoácidos e substâncias retiradas de algas marinhas.

Efeito antioxidante

Considerando que um dos efeitos do GRANBLACK na plantação é potencializar o metabolismo das plantas, o fertilizante ganha mais um benefício: seu efeito antioxidante, já que dessa forma reduzem-se os danos causados pelo estresse oxidativo.

Produto sustentável

Sustentabilidade é um assunto muito importante no mundo de maneira geral, sobretudo no agronegócio. Assim, outras duas características do GRANBLACK estão no fato de ser uma fórmula que não agride o meio ambiente e não deixa resíduos no solo. Além disso, nada de antibióticos e agrotóxicos: GRANBLACK é um fertilizante! E mais: não representa ameaça às abelhas.

Redução na queda de frutos

Como já dissemos, o GRANBLACK atua desobstruindo o floema, quebrando as caloses e desaglomerando as bactérias causadoras do Greening. Com isso as plantas voltam a receber os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, o que reduz a queda de frutos, prejuízo típico da doença.

Como o fertilizante foliar GRANBLACK surgiu?

Com tantas vantagens e benefícios, você deve estar se perguntando como um produto tão inovador e eficiente surgiu. Nós te explicamos: com muita pesquisa e tecnologia!

O GRANBLACK é fruto de uma parceria de sucesso: o Centro de Citricultura Sylvio Moreira (IAC), a CiaCamp e a Amazon AgroSciences se juntaram com o objetivo de desenvolver uma solução ao problema do Greening nas lavouras.

Liderando o projeto e com apoio da FAPESP, está a pesquisadora e colaboradora do IAC Drª Simone Cristina Picchi, doutora em agronomia e pós-doutora em bioquímica e biologia molecular de plantas. Para chegar até a fórmula completa e balanceada do GRANBLACK, o projeto contou com determinadas etapas:

1) Projeto Genoma: aqui, foi feita uma comparação entre os genomas de diferentes bactérias causadoras de doenças em citros.

2) Entendimento do mecanismo de patogenicidade das bactérias: por meio de um estudo com o objetivo de entender como as bactérias causam a doença e seus sintomas, observou-se que o biofilme das bactérias é um elemento importante na ação da doença.

3) Processo de destruição do biofilme: assim, chegou-se à conclusão de que destruir o biofilme das bactérias e as caloses presentes faria com que os vasos condutores de seiva (e de nutrientes) fossem desbloqueados, o que traria nutrição de volta às plantas.

4) Resultado da pesquisa: com essa conclusão, desenvolveu-se o uso agrícola da molécula NAC, responsável por realizar a desobstrução necessária, resultando em um produto capaz de manejar o Greening e reduzir o estresse oxidativo da planta.

Como o fertilizante foliar GRANBLACK funciona?

A maior inovação do GRANBLACK é a sua vantagem em trazer nutrição de volta às plantas. Isso só acontece graças à molécula NAC, inovação adotada na formulação do fertilizante.

O que é a molécula NAC e como ela funciona?

A molécula NAC possui um sistema análogo ao do aminoácido cisteína, muito utilizado como medicamento no tratamento de doenças respiratórias. Trata-se de uma molécula com poder antioxidante, sendo considerada uma das menores moléculas com ação antibacteriana. Além disso, a NAC traz consigo um grupo tiol que atua desfazendo pontes de sulfeto do muco por competição de uso com o aminoácido cisteína.

Considerando que as bactérias precisam de pontes de dissulfeto para aderir e formar seu biofilme, a molécula NAC entra em ação com o objetivo de destruir tais biofilmes, quebrar as caloses presentes e reestabelecer o fluxo de nutrientes da planta!

Ficou curioso e quer ver com os próprios olhos? Confira nosso vídeo que explica como a molécula atua nas plantas!

Como usar o fertilizante foliar GRANBLACK?

Então, como utilizar o GRANBLACK na sua lavoura? Trata-se de um fertilizante foliar muito simples de ser aplicado (e podendo ser usado, inclusive, com inseticidas e outros fertilizantes foliares, desde que sejam realizados testes de compatibilidade previamente).

• Aplique 1L de fertilizante por hectare (considerando uma média de 500 plantas por hectare). Para ficar ainda mais fácil, preparamos uma calculadora que te ajuda a encontrar a dosagem ideal de acordo com a densidade dos seus pomares e a quantidade de hectares;

• Realize a aplicação foliar na primeira chuva após a floração;

• Realize, em média, 8 aplicações, em um intervalo de 30 dias entre uma e outra.

Agora que você já conhece o GRANBLACK e sua tecnologia, além de como ele funciona e todos os seus benefícios, entre em contato com e saiba como garantir que a sua plantação não seja prejudicada pelo Greening!

Deixe um comentário:

Descarga nuestro Catálogo de Productos!

Download our Product Catalog!

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.

×