Catálogo de Produtos

Algas marinhas e o seu uso na agricultura moderna

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Algas-marinhas-e-o-seu-uso-na-agricultura-moderna

A agricultura moderna já está presente nas atividades agrícolas dos produtores conscientes. Com ela, o uso de fertilizantes organominerais vem crescendo e se tornando uma excelente escolha devido aos inúmeros benefícios que trazem para a lavoura.

Produtos à base de algas marinhas, por exemplo, podem apresentar a funcionalidade e melhora da capacidade fotossintética de plantas, são bioestimulantes. E por conter elicitores – que são carboidratos de cadeia curta – ativam mecanismos de defesa, simulando um ataque de fungos e desencadeando uma resposta defensiva natural.

Todas essas vantagens são muito importantes e vão no caminho da agricultura moderna, que visa maior sustentabilidade na produção.

A agricultura moderna é o presente

A agricultura moderna é uma abordagem em evolução para inovações e práticas agrícolas que ajudam os agricultores a aumentar a eficiência e reduzir o número de recursos naturais como água, terra e energia necessários para atender às necessidades mundiais de alimentos, combustível e fibras. É uma solução do século 21 para uma agricultura eficiente para alimentar a demanda crescente de suprimentos de alimentos.

A agricultura, frequentemente, exerce pressão significativa sobre os recursos naturais e o meio ambiente. As práticas agrícolas sustentáveis têm como objetivo proteger o meio ambiente, expandir a base de recursos naturais da Terra e manter e melhorar a fertilidade do solo. Com base em uma meta multifacetada, a agricultura sustentável busca:

● Aumentar a renda agrícola lucrativa

● Promover a gestão ambiental

● Melhorar a qualidade de vida das famílias e comunidades agrícolas

● Aumentar a produção para alimentação humana e necessidades de fibras

São muitas as estratégias agrícolas usadas e que ajudam a tornar a agricultura mais sustentável e moderna. Algumas das técnicas mais comuns incluem a rotação de culturas, uso de sementes modernas e mais produtivas, o manejo integrado de pragas, práticas adequadas de irrigação, entre outros.

Além disso, a utilização de fertilizantes organominerais modernos à base de plantas pode fornecer nutrientes complexados para uma absorção eficiente (formulação completa para uma boa nutrição).

Algas marinhas e fertilizantes para a agricultura moderna

Os fertilizantes organominerais são ingredientes importantes para qualquer agricultura moderna. Eles facilitam o aumento da produção de culturas de sementes de alto rendimento. Usar biofertilizantes é ainda melhor porque eles são sustentáveis e ecológicos.

Dentre os biofertilizantes, os elementos que mais impulsionaram o desenvolvimento agrícola moderno são os bioestimulantes, que merecem absolutamente um lugar de honra. Sem eles, os produtos agrícolas cresceriam com menos vigor, as colheitas seriam menores, os lucros dos agricultores diminuiriam e a produção chegaria à mesa dos consumidores em piores condições do que hoje.

Dentro da área dos bioestimulantes, as algas marinhas vêm sendo estudadas e muitos resultados positivos do seu uso já foram comprovados. Os resultados de vários estudos relataram que extrato de algas marinhas usado como fertilizante melhora a estrutura física e as comunidades bacterianas do solo, aumentando a umidade do solo e fornecendo nutrientes, o que pode promover o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Alga Ascophyllium Nodosum Fonte: Paulien Harmsen e Harriëtte L. Bos

SEAGRASS: formulação com algas marinhas na vanguarda da agricultura moderna

Conhecendo todos os benefícios que o extrato de algas marinhas pode fornecer para a lavoura, a equipe de desenvolvimento da Amazon AgroSciences formulou o SEAGRASS, extrato líquido de algas com máxima qualidade.

É importante destacar que a Amazon AgroSciences integra a sustentabilidade, importando a alga marinha que foi produzida e dessecada seguindo um rigoroso controle nos procedimentos.

Dentro da indústria, a alga marinha é submetida ao processo de extração dos elementos nutricionais, como polissacarídeos, ácidos graxos poli-insaturados, enzimas, peptídeos bioativos e compostos relacionados ao estresse, entre outros. Todo o processo é realizado seguindo um rigoroso processo de controle de qualidade.

Isso faz da Amazon AgroSciences uma das poucas indústrias no hemisfério sul a ter produtos desenvolvidos a partir do extrato das algas Aschopyllum nodosum.

Conheça toda a linha de produtos Amazon AgroSciences

SEAGRASS é um fertilizante fluido à base de potássio e algas marinhas da espécie Ascophyllium nodosum. Este é um produto concentrado, puro e de alta qualidade para aplicação foliar. Ele tem como função complexar os nutrientes e estimular a melhoria da produtividade das plantas. Além disso, o SEAGRASS estimula o crescimento radicular, a floração e frutificação além de aumentar a tolerância a estresses.

Além do mais, o produto maximiza o rendimento e qualidade das culturas através da regulação do metabolismo da célula e aumento da resistência ao estresse. SEAGRASS age positivamente na planta com combinação de vários modos de ação:

● Estabilização da atividade de enzimas;

● Estabilização da capacidade fotossintética;

● Estabilização do equilíbrio hormonal;

● Proteção da integridade das membranas celulares;

● Proteção de organelas sensíveis (cloroplastos, mitocôndrias);

Benefícios do extrato de algas na produção de milho

Na lavoura, o SEAGRASS deve ser usado como um suplemento nutritivo dentro de um programa completo de fertilização para a cultura. Além disso, pode ser aplicado e misturado no tanque com a maioria dos fertilizantes e defensivos.

Por exemplo, o uso de produtos à base de extrato de algas pode aumentar em 47% no crescimento radicular e de 62% no número de grãos na cultura do milho. Levando em conta todos os benefícios, o extrato de algas pode atuar no aumento da área foliar e na quantidade de matéria seca das raízes. 

Com folhas maiores e maior quantidade de raiz, o milho consegue ter um melhor desenvolvimento e aproveitar melhor os nutrientes que são oferecidos pela adubação. O uso de extrato de algas também favorece a altura das plantas e o diâmetro do caule.

SEAGRASS melhora a capacidade fotossintética de plantas através da estimulação da síntese de clorofila e desenvolvimento de cloroplastos. Este modo de ação também é impulsionado pelo aumento da produção natural de citocininas, resultando em plantas mais vigorosas e com melhor sanidade, aumentando o rendimento e qualidade das culturas.

Texto por:

Deixe um comentário:

Faça o Download de nosso Catálogo de Produtos!

Amazon AgroSciences Fertilizantes Líquidos de Alto Desempenho Imagem Com Capa de Catálogo de Produtos

Descarga nuestro Catálogo de Productos!

Download our Product Catalog!

Envie seu currículo

Mande seu currículo através do formulário abaixo. Entraremos em contato quando houverem vagas.

Não vá ainda!

Baixe grátis nosso catálogo!

Amazon AgroSciences Fertilizantes Líquidos de Alto Desempenho Imagem Com Capa de Catálogo de Produtos